5 filmes de moda para serem vistos

Em julho fiz um curso de jornalismo de moda com a queridíssima Camila Yahn, editora do site FFW, e entre as diversas referências super legais que ela passou, estava uma lista com vários filmes que mostravam figurinos inspiradores, falavam especificamente sobre moda ou documentavam alguma história do mundo fashion ou de algum renomado estilista.

E existem vários, alguns super conhecidos e relativamente recentes como “O diabo veste Prada”, “As Patricinhas de Beverly Hills”, “Sex and the city”, “Delírios de consumo de Becky Bloom” e “Bonequinha de Luxo” (esse nada recente, mas super conhecido) e outros nem tanto. Então resolvi selecionar 5 para assistir nos próximos dias (porque to super displicente com a minha lista de filmes), e quero aprender e me inspirar, então resolvi compartilhar com vocês também.

“Fashions of 1934” (1934)

Fashions of 1934Esse musical mostra, em tom de comédia, a pirataria no mundo da moda. O filme conta a história de um empresário falido que  se une a uma designer de moda, para dar um golpe em mulheres vendendo reproduções de roupas feitas por estilistas de Paris.

“Identidade de Nós Mesmo – Caderno de Notas sobre Roupas e Cidades” (1989)

Caderno de Notas sobre Roupas e CidadesDirigido por Win Wenders, esse documentário acompanha o processo criativo do estilista japonês Yohji Yamamoto, conhecido pelas formas desestruturadas e peças vanguardistas no começo da década de 1980.

“Prêt-à-Porter” (1994)

No Merchandising. Editorial Use Only  Mandatory Credit: Photo by Everett Collection / Rex Features ( 414313aa )  MARCELLO MASTROIANNI AND SOPHIA LOREN IN 'PRET A PORTER' - 1994  VARIOUSO filme dirigido por Robert Altman, com Sophia Loren, Marcello Mastroianni e Julia Roberts, se passa durante uma temporada de moda em Paris, quando acontece um assassinato de uma importante figura. A produção tem cenas reais de desfiles e bastidores, e mostra situações constrangedoras do universo da moda, baseadas  no deslumbre e egocentrismo.

“Valentino: O Último Imperador” (2008)

valentino3pier-paolo-cito-ap_picnikO documentário dirigido pelo jornalista Matt Tyrnauer acompanha o estilista entre 2005 e 2007, últimos anos na direção da sua marca, criada em 60. No filme, o estilista, frente às transformações no mundo da moda, declara sobre sua aposentadoria: “Quero deixar a festa enquanto ela ainda está a todo vapor”.

“The September Issue” (2009)

september-issue-hills-filmes-de-modaRecorde de uma edição, com 840 páginas, o documentário mostra os bastidores da revista Vogue EUA de setembro de 2007. O filme foca a atenção na editora Anna Wintour, que também inspirou a personagem de “O Diabo Veste Prada”.

EXTRA (porque não consegui escolher só 5)!

“Bill Cunninghan New York” (2010)

Bill Cunningham shooting on the street in New York City from the feature-length documentary, "Bill Cunningham New York," ( 2010),  directed by Richard Press and produced by Philip Gefter.  TO BE USED ONLY WITH PRESS AND PROMOTIONAL COVERAGE OF THE FILM. NOT TO BE USED FOR ANY OTHER PURPOSE WITHOUT PERMISSION FROM THE FILMMAKERS. credit: First Thought Films Contact Philip Gefter: philipgefter@gmail.com

O filme relata a história do pioneiro em registrar street style, o fotógrafo Bill Cunningham, colunista do The New York Times e jovem aos 80 anos! “Não estou interessado em celebridades e seus vestidos ganhos, estou interessado em roupas”.

E vocês, já assistiram algum ou todos esses? Tem mais alguma dica de filme bacana pra passar? Conta aí!

assinatura

Poderá também gostar de:

Poderá também gostar de:

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz

A menina da Dieta Fashion. Adora inventar uma moda e falar sobre tudo que pega bem! Juizforana, vinte poucos anos, jornalista, empresária e apaixonada pela vida. Acredita no amor e ele está presente em tudo que faz. Como toda leonina, adora um desafio. Sonha voar por todo mundo e viver sempre aprendendo.