Bolsa Blindada: torne sua vida financeira à prova de fracassos
Acho que todo mundo já passa, já passou ou vai passar por dúvidas e problemas quando o assunto é economia. Confesso que sou péssima com números e só de ouvir esse termo já me dá calafrios!
Mas não tem jeito, precisamos lidar com isso. Pagar nossas contas, comprar as coisas que precisamos, fazer planos para conseguir o que queremos e administrar nosso dinheiro.
Depois que passei pela minha dieta fashion e fiquei um ano sem comprar roupas, me tornei uma pessoa menos gastadeira e mais controlada, conseguindo estabelecer prioridades na hora das compras. Mas ainda assim, sinto falta de um controle maior em todos os aspectos. Sabe quando a gente sai com dinheiro na carteira e no fim do dia não sabe com o que gastou? Ou a fatura do cartão vem maior do que a gente imaginava?
É sobre esses assuntos que o livro da jornalista Patricia Lages fala.
Já tinha visto várias indicações sobre ele, mas ainda não tinha parado pra ler (justamente porque falava de economia, assunto que eu não domino e não gosto) e me surpreendi com a forma tão natural e simples que ela lida com o assunto.
Ela começa falando sobre esse “pré-conceito” que a gente tem quando fala em cuidar do nosso dinheiro e economizar. Muitas pessoas confundem com avareza. “Só porque eu não jogava dinheiro fora eu era símbolo de pão-durismo? Tinha alguma coisa errada ali.. Conclui muito cedo que fazer o certo é dirige na contramão e resolvi que, mesmo assim, era melhor andar na contramão mesmo”
E é verdade verdadeira. No Brasil a gente não aprende educação financeira na pratica. Somos estimulados a gastar, gastar e gastar.
“É preciso compreender que a economia começa nas pequenas coisas e não nas grandes e que tudo é uma questão de escolhas de saber priorizar o mais importante de ter equilíbrio em tudo.”
Observar seus hábitos de consumo é o primeiro passo. Através da própria experiência, ela dá vários exemplos de pequenas atitudes que podem ser adotadas e fazerem a diferença no dia a dia.
Depois, é preciso estabelecer metas. Só assim você consegue promover mudanças sabendo bem o que você quer.
“Nada muda se eu não mudar”.
Adorei o livro é super recomendo a leitura, principalmente pra pessoas como eu, que detestam números, mas adoram histórias bem contadas!
Poderá também gostar de:

A menina da Dieta Fashion. Adora inventar uma moda e falar sobre tudo que pega bem! Juizforana, vinte poucos anos, jornalista, empresária e apaixonada pela vida. Acredita no amor e ele está presente em tudo que faz. Como toda leonina, adora um desafio. Sonha voar por todo mundo e viver sempre aprendendo.