Em busca de uma alimentação mais saudável

Há algum tempo, comecei a dar mais atenção à minha alimentação. Não por questões estéticas, mas por saúde mesmo. Claro que me alimentar melhor influencia na estrutura e aparência do meu corpo. Mas a preocupação maior é com o que eu tava comendo e o quanto isso influencia no meu desempenho, no meu dia a dia, na melhora do meu sono, disposição, pele, etc.

Comecei a reparar pessoas com hábitos saudáveis e querer ser assim também. A começar pela minha vó, que tem 98 anos e uma saúde de dar inveja e, criada na roça, é cheia de hábitos saudáveis, só come alimentos naturais e nunca foi de comer alimentos industrializados ou beber refrigerante, por exemplo. E sim, eu quero chegar a essa idade! Quero ser uma velhinha saudável e cheia de disposição! E isso tem que começar o quanto antes.

Então recentemente me consultei com a Lidiane Santana (@lidianenutri), uma nutricionista que eu super admiro e que faz um trabalho super legal nas redes sociais (ela tá à frente do projeto #secavaca junto com a blogueira Evelyn Regly). Conversamos por horas, e ela me deu várias orientações e dicas pra eu alcançar meus objetivos, então resolvi compartilhar algumas delas com vocês!

Nutricionista em busca alimentação saudável 1

Muito se fala em alimentação saudável, mas como a gente pode melhorar o que ingerimos em meio a essa correria da vida moderna?

Hoje em dia um dos grandes problemas que nós temos é a correria da vida e a falta de tempo. Mas se nós pensarmos sempre em falta de tempo, a gente fica de mãos atadas e acaba não fazendo nada, então de acordo com o nosso dia a dia, uma das coisas primordiais é organização e planejamento. Quando a gente tem isso, começamos a selecionar melhor.

O primeiro passo é procurar ajuda de um profissional, pra fazer uma avaliação, estabelecer metas, pra você ter um cardápio e aí sim definir o que você vai consumir no seu dia a dia. Se a gente não tem um objetivo e um planejamento, a gente fica perdido e qualquer coisa serve.

Nutricionista em busca alimentação saudável 2Quais preocupações básicas a gente precisa ter na hora de escolher o que vamos comer?

Uma das preocupações que a gente deve ter é sobre a composição daquilo que você está comendo. Se eu tenho um combustível de má qualidade, eu tenho problemas na minha saúde, longevidade, qualidade de vida e disposição, então eu tenho que me preocupar com a composição do que eu to comendo, de preferência que seja tudo natural. É complicado porque a gente passa horas fora de casa, viaja, etc. Por isso, organização e conhecimento sobre o combustível que você tá colocando dentro de você é muito importante.

Se o alimento não é em natura, é importante olhar o rótulo, a quantidade de gordura, de sódio, etc. Existem alimentos industrializados que são bons, outros, se vendem como saudáveis mas na verdade são verdadeiros vilões.

Tem uma frase que eu gosto muito que fala: “Descasque mais e desembale menos“, que incentiva a alimentação mais natural. Conhecer o que você tá comendo é primordial.

Nutricionista em busca alimentação saudável 3Quais pequenos hábitos podemos mudar desde já?

Tudo começa na mente, então se a gente não abrir a mente e determinar que você quer mudar, nada acontece. É preciso estabelecer a mudança. Muitas vezes a gente tem o papel na mão, o cardápio, tudo, mas se não tiver ânimo, vontade, disposição, não adianta.

Consumir mais água, reduzir industrializados, excluir refinados como farinha branca, açúcar. Mastigar mais pra melhorar a digestão e absorção. Esse é um hábito simples que muita gente esquece, mas como eu falo com meus pacientes, estômago não tem dentes!

Se exercitar é importantíssimo! Fazer exames regularmente para saber como está a sua saúde. Comer regularmente, não ficar muito tempo sem ingerir nada e reduzir também a quantidade de sódio! Com tudo isso, já é possível ter uma mudança e tanto!

Bom gente, espero que tenha ajudado vocês também! De lá pra cá comecei a adotar várias dessas dicas e já vi uma melhora significativa no meu corpo, disposição, etc!

A Lidi agora escreve pro CBBloggers, confere as dicas dela por lá também!

assinatura

Poderá também gostar de:

Poderá também gostar de:

Poderá também gostar de:

Deixe um comentário

1 Comentário em "Inspiração para o Halloween: caveira fácil e linda com make Dazzle"

Notify of
avatar
Sort by:   newest | oldest | most voted
Maria Aparecida Scoralick
Visitante

Te reconheci pelos cabelos louros e esses olhos azuis.
Ficou incrível 👏. Se te encontrasse na rua com certeza me assustaria.
Espetacular essa maquiagem.
Cores, contornos e criatividade nota 1000.
Ameeeei 😍

wpDiscuz

A menina da Dieta Fashion. Adora inventar uma moda e falar sobre tudo que pega bem! Juizforana, vinte poucos anos, jornalista, empresária e apaixonada pela vida. Acredita no amor e ele está presente em tudo que faz. Como toda leonina, adora um desafio. Sonha voar por todo mundo e viver sempre aprendendo.