Livro: Vítimas da moda – como a criamos e por que a seguimos

Você já parou pra pensar de onde vem as tendências? São as marcas, estilistas, celebridades ou pessoas comuns que as criam? Quem são as reais vítimas da moda? E porque algumas peças e mesmo lojas se tornam tão desejadas enquanto outras nunca conseguem seu lugar ao sol?

Pra quem gosta desse universo fashion, o livro Vítimas da moda é bem interessante. Já tinha ele há anos, desde a época da faculdade, quando frequentava algumas matérias no instituto de moda, mas confesso que nunca tinha parado pra ler por inteiro e, recentemente, tive essa vontade.

Ele é escrito por Guillaume Erner, um sociólogo francês que viveu cercado pelos ofícios da moda. No livro ele conta a história do surgimento dos estilistas como personalidades e das maisons como sinônimo de status. Como Chanel e Dior tomaram consciência dos poderes da marca e criaram o sistema de licenciamento, batizando tudo com o seu nome e criando novas possibilidades de mercado. “A ideia da marca constitui o ativo imaterial mais poderoso”.

Apesar de se tornarem tão fortes, o autor fala sobre como as marcas de moda estão à mercê da própria moda. “Embora invistam muito em publicidade, invoquem a grande tradição do luxo, elas precisam conciliar a parte mais variável de nossas sociedades: as tendências.”

Segundo ele, o luxo se democratizou a medida que a democracia oferece a todos a possibilidade de consumo. E cada um satisfaz suas vaidades como prefere. Os consumidores são cada vez menos fiéis e mais hedonistas. E por isso, “Trends are out“, as tendências acabaram. Tudo muda muito rápido, e é difícil, tanto para os consumidores quanto para as marcas, acompanharem essas mudanças.

“As tendências não tem pré-conceito. Nunca é uma palavra que a moda ignora”.

Super recomendo o livro para os amantes da moda. É uma leitura um pouquinho mais densa, mas cheia de informações legais, curiosidades sobre o mundo da moda e que nos faz pensar um pouquinho mais sobre como as coisas se tornam tendência e porquê escolhemos vestir o que vestimos!

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A menina da Dieta Fashion. Adora inventar uma moda e falar sobre tudo que pega bem! Juizforana, vinte poucos anos, jornalista, empresária e apaixonada pela vida. Acredita no amor e ele está presente em tudo que faz. Como toda leonina, adora um desafio. Sonha voar por todo mundo e viver sempre aprendendo.