Afinal, o que é consumo consciente?

Recentemente participei do evento “Desperte-se“, organizado pela Flávia, do Movimento Zen aqui em Juiz de Fora. E o tema da edição foi sobre consumo consciente. O objetivo era discutir ações para melhorar o ambiente em que vivemos e eu fui convidada a falar um pouquinho sobre como controlar esse impulso de comprar sem, de fato, precisar ou mesmo sem pensar.

logo consumo

E isso é uma coisa bem comum né? Acho que nós mulheres sabemos disso. É quase impossível não olhar para uma peça com etiqueta vermelha e para uma loja com a vitrine pulando com uma LIQUIDAÇÃO escrita bem grande. São vários os fatores que influenciam essas compras e já falei sobre alguns deles nesse post aqui, sobre o livro “Eu compro sim, a culpa é dos hormônios”.

Mas fato é que, mais do que controlar o impulso e começar a pensar mais antes de comprar, é preciso se preocupar também sobre o que está comprando, de onde vem e pra onde vai. Lembram desse texto aqui sobre a origem das nossas roupas?

consumo1Então, a Flávia do Movimento Zen apresentou um decáloco, desenvolvido pelo Instituto Akatu, sobre práticas e ações que eles valorizam, e eu achei interessante compartilhar com vocês também!

1. os produtos duráveis mais do que os descartáveis ou de obsolescência acelerada;
2. a produção e o desenvolvimento local mais do que a produção global;
3. o uso compartilhado de produtos mais do que a posse e o uso individual;
4. a produção, os produtos e os serviços social e ambientalmente mais sustentáveis;
5. as opções virtuais mais do que as opções materiais;
6. o não-desperdício dos alimentos e produtos, promovendo o seu aproveitamento integral e o prolongamento da sua vida útil;
7. a satisfação pelo uso dos produtos e não pela compra em excesso;
8. produtos e escolhas mais saudáveis;
9. as emoções, as ideias e as experiências mais do que os produtos materiais, e
10. a cooperação mais do que a competição.

Muito se fala sobre consumo consciente mas muitas vezes a gente fica perdido sobre o que fazer, né? Então acho que essas diretrizes podem ajudar nas nossas escolhas.

Consumo

E aí a Flávia teve uma ideia brilhante, ela vai reunir iniciativas e projetos de Juiz de Fora para o descarte correto de itens como lixo eletrônico, vidros, papel, óleo, remédios, embalagens, etc, assim, temos um maior controle sobre o destino e o impacto do que consumimos.

Vamos ajudar?

Conta aí dicas e iniciativas que funcionam na sua cidade, ou que você faz individualmente e poderia ser adotado por mais pessoas!

assinatura

Poderá também gostar de:

Deixe um comentário

1 Comentário em "Coleção Um amor de verão: Rocar"

Notify of
avatar
Sort by:   newest | oldest | most voted
Lanna
Visitante

Que amor, como pode?
Eu amei tudo e quero tudo no meu guarda – roupa ♥

wpDiscuz

A menina da Dieta Fashion. Adora inventar uma moda e falar sobre tudo que pega bem! Juizforana, vinte poucos anos, jornalista, empresária e apaixonada pela vida. Acredita no amor e ele está presente em tudo que faz. Como toda leonina, adora um desafio. Sonha voar por todo mundo e viver sempre aprendendo.