Afinal, o que é consumo consciente?

Recentemente participei do evento “Desperte-se“, organizado pela Flávia, do Movimento Zen aqui em Juiz de Fora. E o tema da edição foi sobre consumo consciente. O objetivo era discutir ações para melhorar o ambiente em que vivemos e eu fui convidada a falar um pouquinho sobre como controlar esse impulso de comprar sem, de fato, precisar ou mesmo sem pensar.

logo consumo

E isso é uma coisa bem comum né? Acho que nós mulheres sabemos disso. É quase impossível não olhar para uma peça com etiqueta vermelha e para uma loja com a vitrine pulando com uma LIQUIDAÇÃO escrita bem grande. São vários os fatores que influenciam essas compras e já falei sobre alguns deles nesse post aqui, sobre o livro “Eu compro sim, a culpa é dos hormônios”.

Mas fato é que, mais do que controlar o impulso e começar a pensar mais antes de comprar, é preciso se preocupar também sobre o que está comprando, de onde vem e pra onde vai. Lembram desse texto aqui sobre a origem das nossas roupas?

consumo1Então, a Flávia do Movimento Zen apresentou um decáloco, desenvolvido pelo Instituto Akatu, sobre práticas e ações que eles valorizam, e eu achei interessante compartilhar com vocês também!

1. os produtos duráveis mais do que os descartáveis ou de obsolescência acelerada;
2. a produção e o desenvolvimento local mais do que a produção global;
3. o uso compartilhado de produtos mais do que a posse e o uso individual;
4. a produção, os produtos e os serviços social e ambientalmente mais sustentáveis;
5. as opções virtuais mais do que as opções materiais;
6. o não-desperdício dos alimentos e produtos, promovendo o seu aproveitamento integral e o prolongamento da sua vida útil;
7. a satisfação pelo uso dos produtos e não pela compra em excesso;
8. produtos e escolhas mais saudáveis;
9. as emoções, as ideias e as experiências mais do que os produtos materiais, e
10. a cooperação mais do que a competição.

Muito se fala sobre consumo consciente mas muitas vezes a gente fica perdido sobre o que fazer, né? Então acho que essas diretrizes podem ajudar nas nossas escolhas.

Consumo

E aí a Flávia teve uma ideia brilhante, ela vai reunir iniciativas e projetos de Juiz de Fora para o descarte correto de itens como lixo eletrônico, vidros, papel, óleo, remédios, embalagens, etc, assim, temos um maior controle sobre o destino e o impacto do que consumimos.

Vamos ajudar?

Conta aí dicas e iniciativas que funcionam na sua cidade, ou que você faz individualmente e poderia ser adotado por mais pessoas!

assinatura

Poderá também gostar de:

Deixe um comentário

2 Comentários em "Recebidinhos lindos dos últimos tempos!"

Notify of
avatar
Sort by:   newest | oldest | most voted
Etienne Presley
Visitante

Amei todos os presentes que você ganhou.
Parabéns á Glambox, Loreal Paris, Maria Bela Acessórios, Cos Ponto de Cruz e Loja Melissa do Mister Shopping pelo reconhecimento do trabalho dessa blogueira, que amo de paixão.
Parabéns, mais que merecido.
Beijos.

FERNANDA LUCENA
Visitante

Uauuuuuuuuuuuuu
Amei tudoooo!
Cada coisa mara!
Imagino cm vc se sentiu!

Bjoooos

wpDiscuz

A menina da Dieta Fashion. Adora inventar uma moda e falar sobre tudo que pega bem! Juizforana, vinte poucos anos, jornalista, empresária e apaixonada pela vida. Acredita no amor e ele está presente em tudo que faz. Como toda leonina, adora um desafio. Sonha voar por todo mundo e viver sempre aprendendo.