O que eu quero pra esse ano
Sim, já devia ter falado/escrito sobre isso há um tempão. Mas procrastinação é um dos itens que estão na minha lista e pretendo abolir de vez da minha vida. No fim do ano fiz uma brincadeira com minha família e alguns amigos de escrever num pedaço de papel 5 coisas pra agradecer, 5 coisas pra mudar e 5 coisas pra fazer e fiquei feliz ao ver que a grande maioria dos tópicos eram coisas subjetivas, imensuráveis.
É claro que tenho sim minhas metas palpáveis e materiais a cada início do ano, mas dessa vez resolvi focar intensamente em sentimentos, atitudes e pequenos passos pra conquistar todos os outros. Então passei esses dias pensando exatamente nisso e acho que consegui formular algo concreto:
Agradecer
Lembram o diário de gratidão que falei aqui no blog tempos atrás? Ele tem feito mais sentido do que nunca pra mim. Então resolvi anotar todos os dias coisas que me deixam feliz e percebi que o nosso sentimento de satisfação pessoal e alegria cresce consideravelmente quando nos damos conta das pequenas coisas boas que acontecem diariamente na nossa vida (e isso é ainda mais gostoso naqueles dias em que a gente acha que nada deu certo, sabe?)
Valorizar o outro
Já julguei tanto. E isso é tão feio. E vira e mexe ainda me pego pré-julgando coisas que ainda não conheço. Acho que esse é um dos grandes defeitos do ser humano, que sempre tira conclusões antes de analisar bem todos os fatos. Então tenho tentado julgar cada vez menos. Ficar mais quieta, observar, tentar entender outros lados e ME COLOCAR no lugar dos outros. Isso ajuda tanto!
Também to comparando cada vez menos. Porque, assim como o julgar, a gente nunca sabe como as coisas aconteceram para outras pessoas e, claro, somos diferentes e, óbvio, temos ações e resultados diferentes. Então quanto menos a gente se compara, menos a gente se cobra, e menos fica preocupado com as ações dos outros, focando mais na gente mesmo!
Ter foco
Toda consequência é gerada por ações. A gente não consegue controlar tudo, mas o que a gente tem feito para mudar as coisas que nos incomodam? Comecei a tentar enxergar o que posso fazer para mudar aquilo que me deixava irritada/nervosa/ansiosa/preocupada. E muitas vezes eu percebi que esses problemas eram causados por mim mesma. Então to tentando dar mais atenção às minhas ações, focar mais em metas a curto prazo para colher resultados à longo prazo. To vivendo um dia de cada vez, cumprindo minhas tarefas diárias, dando o meu máximo e tentando fazer um pouquinho mais todo dia.
Acreditar
Tudo acontece na hora certa. E muitas vezes, essa hora não vai ser a que estamos planejando, mas vai ser a melhor. Tem momentos em que tudo parece ter dado errado, mas, com certeza, o errado era o certo e precisava ter acontecido para que pudéssemos aprender, nos levantar e seguir em frente. Então o importante de tudo isso mesmo é seguir acreditando e tirando o melhor que podemos tirar de todas as situações.
Poderá também gostar de:

A menina da Dieta Fashion. Adora inventar uma moda e falar sobre tudo que pega bem! Juizforana, vinte poucos anos, jornalista, empresária e apaixonada pela vida. Acredita no amor e ele está presente em tudo que faz. Como toda leonina, adora um desafio. Sonha voar por todo mundo e viver sempre aprendendo.
[…] falei pra vocês nesse post aqui, sempre me interessei e buscava refletir sobre esse assunto, mas depois que engravidei (ainda mais […]