Primeiros treinos Saúde Performance + dicas para iniciantes na corrida

Como contei pra vocês nesse post aqui, comecei uma série de treinos personalizados com a equipe Saúde Performance e to adorando o resultado! Nesse primeiro mês, to passando por uma fase de aperfeiçoar o jeito que eu corro antes de melhorar a velocidade e a distância.

CorrendoQuando postei sobre corrida aqui pela primeira vez, muita gente comentou a mesma coisa que eu falava há meses atrás: “Eu não consigo correr 100 metros”, “Eu nunca vou conseguir correr 5km”, etc! Frases que eu repetia inúmeras vezes, e por isso mesmo, hoje acho super divertido, porque vejo o quanto já consegui vencer essa barreira. Mas, claro, ainda falta muito pra eu chegar no condicionamento que eu quero.

Então, pedi ao Marcos Hallack, que é triatleta e diretor da Saúde Performance pra responder três dúvidas que todo mundo tem quando quer começar a correr.

Saude Performance treinos JF 2

  • Qual a melhor forma (postura, movimentos, respiração) para correr?

Essa conversa tem muitas opiniões. Existe uma postura que é considerada ideal, mas a gente tem que entender e respeitar a individualidade de cada um. Tem algumas pessoas que tem limitações que impedem essa postura ideal, mas de forma geral, a gente quer um pé que aborde o chão cheio, nem com o calcanhar, nem com a ponta. Os pés em baixo do centro do corpo, nunca à frente desse centro, e que a passada seja grande pra trás. E também uma grande preocupação nossa é com a cadência de passada. É mais interessante uma cadência um pouco mais alta, ou seja, é melhor encurtar, trazer mais pro chão, e ter uma cadência mais alta, com a passada mais curta.

A título de curiosidade: quase 60% do tempo que você está correndo, você está no ar. Quando você está no ar, você não é capaz de ir mais rápido, então você tem que vir pro chão, daí a importância de diminuir a passada e trazer a corrida pro chão. Com ombros relaxados, braço com energia, tronco inclinado à frente, peito estufado. Quem olha de longe acha que você é metido! Essa é a postura ideal.

  • Quais equipamentos podem ajudar na corrida?

Com relação ao tênis, o ideal não é gastar muita grana comprando um tênis muito caro. É mais interessante você pegar dois, três pares de tênis com um valor moderado para você ir revezando eles. Assim como a gente cansa, o tênis também cansa e precisa de um tempo pra voltar ao normal. O bacana é ter também um relógio e um frequencímetro, pra começar a descobrir como funciona sua frequência cardíaca, aplicativos que marcam a distância, etc. Esses não são essenciais, mas são equipamentos interessantes para essa primeira descoberta. A corrida traz muita liberdade. A gente tem muita oferta, mas o que precisamos pra correr é muito pouco!

  • Como vencer os primeiros passos e dificuldades pra que elas não sejam um impedimento para continuar correndo?

É uma questão de paciência. É o verdadeiro querer, o quanto você quer mesmo. No momento adequado você vai ser capaz de correr. E provavelmente esse momento não é exatamente o que você deseja. Um exemplo é a minha esposa, ela achava que ela não seria capaz de correr, ela tinha uma enorme dificuldade de correr 3km. O joelho doía, o ritmo era super lento, uma pessoa que não tem o dom da corrida. Quem tem o dom inicia muito rápido. Mas no caso dela, foi uma coisa que foi lapidada, ao longo de anos e anos. Convivendo e respeitando dores e sempre querendo. E hoje ela correu a maratona na Serra do Rio do Rastro. O que é uma loucura pra ela, que há 5 anos atrás falaria: “Eu nunca vou conseguir fazer”!


 

Por último, aqui estão as provas que pretendo participar nos próximos meses:

Dia 20 de setembro: Corrida Fripai – Ranking JF

Dia 4 de outubro: Corrida Ascomcer – Ranking JF

Dia 7 de novembro: XC Run Búzios (dizem que essa corrida é linda, to querendo super ir!)

Dia 15 de novembro: Xterra JF

Dia 22 de novembro: AD JF – Ranking JF

Ter um cronograma é super importante pra você adequar seus treinos e se programar pra corrida sem se lesionar com excesso de treinos ou a falta deles.

Quem anima? Nos vemos nas próximas???

assinatura

Poderá também gostar de:

Deixe um comentário

12 Comentários em "25 antes dos 25 #3 – correndo pela primeira vez"

Notify of
avatar
Sort by:   newest | oldest | most voted
Camila Oliveira
Visitante

Aproveito o comentário pra informar que tô adorando o espaço novo e mais sucesso e lindezas realizadas na vida, Tatá <3

Que bom que realizou mais um item da listinha do antes dos 25, fico super feliz por ti, quero colocar algum exercício físico na minha também, tô pensando em algo do tipo, já que namorado corre seria mais fácil, mas a falta de fôlego que pega, o jeito vai ser começar por uma simples caminhada mesmo.

A ti parabéns pela conquista e que venham outras <3

Beijocas

Camila Oliveira
Visitante

Aproveito o comentário pra informar que tô adorando o espaço novo e mais sucesso e lindezas realizadas na vida, Tatá <3

Que bom que realizou mais um item da listinha do antes dos 25, fico super feliz por ti, quero colocar algum exercício físico na minha também, tô pensando em algo do tipo, já que namorado corre seria mais fácil, mas a falta de fôlego que pega, o jeito vai ser começar por uma simples caminhada mesmo.

A ti parabéns pela conquista e que venham outras <3

Beijocas

Natalia Scoralick Lempke
Visitante

❤️

Sebastiao Hilario Lopes
Visitante
Achei muito importante o seu blog Talyta. Eu estou com 71 anos e treis meses, ainda consigo pegar um foice e sair moro acima e ladeira abaicho tocando minas vacas , roçando o pasto fazendo cercas carregando mourões, carpindo no quintal. Estou com as mãos todas calejads. eu ando com os pés no chão, no barro no capim na tera e até nos espinhadeiros. Sou filho do interior. Creciaté 27 anos na fazenda com papai. comecei trabalhar na Construtora Mendes Júnior onde está siderúrgica que foi batizada com esse nome,aprendi topodgrafia e fui classificado topógrafo.Aposentei. agora não aguento ficar em… Read more »
Sebastiao Hilario Lopes
Visitante

Parabens para vc minha professora e para a sua MANA TANBÉM

Luciana Fiorilo
Visitante

Estou adorando os 25 antes dos 25! Apesar de não estar fazendo o meu 29 antes dos 29, também estou numa fase de colocar a vida em ordem e dar importancia as pequenas realizações pessoais! Confesso que até rolou uma lagrima aqui quando você ameaçou a chorar! Ta de parabéns! Beijo

Ueder Lempke
Visitante

Parabéns Tata! Ficou muito bom o vídeo.

Daniela Colaci Moreira
Visitante

Parabéns pela conquista Talita! Também quero muito participar de uma prova de rua…
Faço musculação há 2 anos e meio, mas ainda não aguento correr nem 2km sem parar, me falta preparo físico!
Mas vou fazer igual a você, começar aos poucos e não desistir! Um dia chego lá e ultrapasso a linha de chegada!
Beijos!

Camila Lacerda
Visitante

Parabéns por começar algo diferente em sua vida 🙂
Adorei seu blog <3

http://www.chaeamor.com

Cinthya Araújo
Visitante

Aw que bacana, mostrando que podemos colocar metas e cumpri-las.
bjs
http://www.nemrocknemroll.com

trackback

[…] quando eu contei aqui (nesse post) que não conseguia correr e participar de uma corrida de rua foi um dos meus desafios dos 25 antes […]

wpDiscuz

A menina da Dieta Fashion. Adora inventar uma moda e falar sobre tudo que pega bem! Juizforana, vinte poucos anos, jornalista, empresária e apaixonada pela vida. Acredita no amor e ele está presente em tudo que faz. Como toda leonina, adora um desafio. Sonha voar por todo mundo e viver sempre aprendendo.