Primeiros treinos Saúde Performance + dicas para iniciantes na corrida

Como contei pra vocês nesse post aqui, comecei uma série de treinos personalizados com a equipe Saúde Performance e to adorando o resultado! Nesse primeiro mês, to passando por uma fase de aperfeiçoar o jeito que eu corro antes de melhorar a velocidade e a distância.

CorrendoQuando postei sobre corrida aqui pela primeira vez, muita gente comentou a mesma coisa que eu falava há meses atrás: “Eu não consigo correr 100 metros”, “Eu nunca vou conseguir correr 5km”, etc! Frases que eu repetia inúmeras vezes, e por isso mesmo, hoje acho super divertido, porque vejo o quanto já consegui vencer essa barreira. Mas, claro, ainda falta muito pra eu chegar no condicionamento que eu quero.

Então, pedi ao Marcos Hallack, que é triatleta e diretor da Saúde Performance pra responder três dúvidas que todo mundo tem quando quer começar a correr.

Saude Performance treinos JF 2

  • Qual a melhor forma (postura, movimentos, respiração) para correr?

Essa conversa tem muitas opiniões. Existe uma postura que é considerada ideal, mas a gente tem que entender e respeitar a individualidade de cada um. Tem algumas pessoas que tem limitações que impedem essa postura ideal, mas de forma geral, a gente quer um pé que aborde o chão cheio, nem com o calcanhar, nem com a ponta. Os pés em baixo do centro do corpo, nunca à frente desse centro, e que a passada seja grande pra trás. E também uma grande preocupação nossa é com a cadência de passada. É mais interessante uma cadência um pouco mais alta, ou seja, é melhor encurtar, trazer mais pro chão, e ter uma cadência mais alta, com a passada mais curta.

A título de curiosidade: quase 60% do tempo que você está correndo, você está no ar. Quando você está no ar, você não é capaz de ir mais rápido, então você tem que vir pro chão, daí a importância de diminuir a passada e trazer a corrida pro chão. Com ombros relaxados, braço com energia, tronco inclinado à frente, peito estufado. Quem olha de longe acha que você é metido! Essa é a postura ideal.

  • Quais equipamentos podem ajudar na corrida?

Com relação ao tênis, o ideal não é gastar muita grana comprando um tênis muito caro. É mais interessante você pegar dois, três pares de tênis com um valor moderado para você ir revezando eles. Assim como a gente cansa, o tênis também cansa e precisa de um tempo pra voltar ao normal. O bacana é ter também um relógio e um frequencímetro, pra começar a descobrir como funciona sua frequência cardíaca, aplicativos que marcam a distância, etc. Esses não são essenciais, mas são equipamentos interessantes para essa primeira descoberta. A corrida traz muita liberdade. A gente tem muita oferta, mas o que precisamos pra correr é muito pouco!

  • Como vencer os primeiros passos e dificuldades pra que elas não sejam um impedimento para continuar correndo?

É uma questão de paciência. É o verdadeiro querer, o quanto você quer mesmo. No momento adequado você vai ser capaz de correr. E provavelmente esse momento não é exatamente o que você deseja. Um exemplo é a minha esposa, ela achava que ela não seria capaz de correr, ela tinha uma enorme dificuldade de correr 3km. O joelho doía, o ritmo era super lento, uma pessoa que não tem o dom da corrida. Quem tem o dom inicia muito rápido. Mas no caso dela, foi uma coisa que foi lapidada, ao longo de anos e anos. Convivendo e respeitando dores e sempre querendo. E hoje ela correu a maratona na Serra do Rio do Rastro. O que é uma loucura pra ela, que há 5 anos atrás falaria: “Eu nunca vou conseguir fazer”!


 

Por último, aqui estão as provas que pretendo participar nos próximos meses:

Dia 20 de setembro: Corrida Fripai – Ranking JF

Dia 4 de outubro: Corrida Ascomcer – Ranking JF

Dia 7 de novembro: XC Run Búzios (dizem que essa corrida é linda, to querendo super ir!)

Dia 15 de novembro: Xterra JF

Dia 22 de novembro: AD JF – Ranking JF

Ter um cronograma é super importante pra você adequar seus treinos e se programar pra corrida sem se lesionar com excesso de treinos ou a falta deles.

Quem anima? Nos vemos nas próximas???

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4 Comentários em "SOS recém-casadas #2: 5 aplicativos para organizar a vida!"

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Debora
Visitante

Muito legal esse post. Desses aplicativos eu só conhecia o Wunderlist. Vou olhar o de finanças. Bj

Yolanda Oliveira
Visitante

Muito bom! Adoro posto assim! Vou baixar o habit ♡

Carol Garcia
Visitante

Não conhecia nenhum deles mas achei super legal. Indicarei pra minha cunhadinha, ja que agora ela é uma nova jovem senhora kkkk

Beijao…

(P.S.: Muito amor nesse seu lapis de coração)

Renata Fabrício
Visitante

Que blog mais amor, de organizado. Super profissional. ♥

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A menina da Dieta Fashion. Adora inventar uma moda e falar sobre tudo que pega bem! Juizforana, vinte poucos anos, jornalista, empresária e apaixonada pela vida. Acredita no amor e ele está presente em tudo que faz. Como toda leonina, adora um desafio. Sonha voar por todo mundo e viver sempre aprendendo.