Qual a importância de uma planilha de treinos para a corrida?

Desde que comecei os meus treinos com a equipe do Saúde Performance, uma das coisas que mais me chamou atenção foi a planilha de treinos. No começo, eu corria sem planejamento nenhum, meu único objetivo era chegar a distâncias cada vez maiores e não me preocupava com a técnica, postura, preparo, etc! Nem sabia o que era pace! Então, não entendia direito aquele tanto de números, as zonas de frequência cardíaca, repetições e o motivo de muitas vezes ter um objetivo maior e treinar distâncias menores. Tinha chegado a correr 10km e, nos meus treinos, voltei a correr 5km.
Mas como boa aluna que sou, segui direitinho as orientações dos profissionais do Saúde Performance e fui cumprindo a planilha e, com o tempo, fui entendendo e percebendo a importância dela.

Corrida 1Os treinos, as vezes menores e mais intensos ou outra hora mais leves e longos, me ajudavam a ter mais postura, resistência, velocidade e, consequentemente, alcançar meus objetivos mais rápido e melhor, sem lesões ou desânimo! Percebi que, com o tempo, estava percorrendo as mesmas distâncias com mais fôlego e em menor tempo e, por causa disso, as distâncias que pareciam impossíveis, começaram a se tornar mais alcançáveis.
Então bati um papo com o meu treinador, o triatleta Marcos Hallack, para explicar pra vocês um pouquinho sobre isso!

Qual a importância de ter uma planilha de treinos?

A planilha deve ser elaborada por um profissional da área, de preferência alguém que tenha experiência prática no assunto. Com ela o aluno/atleta passa a ter um norte a ser seguido, isso favorece a motivação diária e agrega na disciplina. Com a planilha, os treinos se tornam mais variados e dinâmicos possibilitando uma maior evolução, independente dos objetivos.

Corrida 2

Quais critérios são levados em conta para a elaboração de uma planilha?

A planilha é elaborada de acordo com as individualidades de cada um, disponibilidade de tempo para treinar, histórico esportivo e objetivos a serem atingidos pelo aluno.

O que é pace? Por que é importante observar isso durante a corrida?

O pace é o ritmo de corrida, medido na valência minuto por km. Ele é importante pois indica a evolução e o ritmo ideal para cada seção de treino e prova. É uma forma do aluno aprender a reconhecer seu condicionamento e preparo.

Corrida 3Entenderam agora porque é tão importante seguir uma planilha e estabelecer metas?

É por isso que to tão “viciada” nos meus treinos! Me sigam lá no Snap (talitascoralick) que sempre falo sobre eles por lá também!

E vocês? Já estão seguindo suas planilhas?!

assinatura

Poderá também gostar de:

Poderá também gostar de:

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz

A menina da Dieta Fashion. Adora inventar uma moda e falar sobre tudo que pega bem! Juizforana, vinte poucos anos, jornalista, empresária e apaixonada pela vida. Acredita no amor e ele está presente em tudo que faz. Como toda leonina, adora um desafio. Sonha voar por todo mundo e viver sempre aprendendo.