Resenha Livro Me Poupe Nathália Arcuri

Se você ainda não leu o livro Me Poupe Nathália Arcuri, eu super indico a leitura.

Independente de você gostar ou não desse tipo de assunto. Simplesmente pelo fato de que temos pouca informação sobre educação financeira no Brasil. E falamos pouco sobre dinheiro.

A Nath (pros íntimos) começa o livro falando sobre essa nossa “mania” de ter vergonha de falar sobre dinheiro. Como se fosse “pecado”, ambição ou algo negativo.

Dinheirofobia

Existe uma crença limitante no inconsciente coletivo de que dinheiro é “sujo”, ter dinheiro “sobrando” é errado e economizar é ser “pão duro”.

E aí muita gente vive sem dar a mínima atenção ao que faz com o dinheiro, deixando que ele nos domine ao invés de nós o dominar.

Lendo o Me Poupe lembrei muuuito da minha época de dieta fashion (quem lembra?). Quando decidi parar de comprar roupas por um ano pra economizar grana. E economizei mesmo. E mudei minha relação com o consumo (e moda, e autoestima). Percebi o quanto, muitas vezes, não temos domínio sobre o (nosso) dinheiro. O quanto compramos por impulso e percebi que vale a pena a gente se privar de algumas coisas que gosta para realizar sonhos maiores.

Assim como qualquer outra área da vida, é preciso estudar, se informar, quebrar pré-conceitos e buscar se desenvolver.

É possível viver tranquilamente sem pensar só nas contas no fim do mês. É possível ganhar mais. É possível juntar mais. É possível investir mais e melhor. E é possível alcançar a independência financeira, independente de como anda sua conta no banco hoje.

No livro ela dá várias dicas e explica vários conceitos básicos para isso. Mas o que eu achei mais legal foi conhecer a história dela, sabe? Ver como ela criou essa mentalidade e foi adaptando à sua vida e, principalmente, a forma como ela lida com julgamentos e opinião dos outros na hora de dividir a conta, de pechinchar e procurar sempre a opção mais vantajosa,  de calcular e de economizar cada centavo.

Enfim, mudei várias coisas na minha forma de lidar e pensar sobre dinheiro. 🤑

E você, qual tem sido sua relação com dinheiro hoje?

Poderá também gostar de:

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz

A menina da Dieta Fashion. Adora inventar uma moda e falar sobre tudo que pega bem! Juizforana, vinte poucos anos, jornalista, empresária e apaixonada pela vida. Acredita no amor e ele está presente em tudo que faz. Como toda leonina, adora um desafio. Sonha voar por todo mundo e viver sempre aprendendo.