Rotas gastronômicas e dos vinhos em Uruguai

Uma das coisas que mais ouvi falar antes de ir para o Uruguai foi sobre a gastronomia e seus famosos vinhos. Então fui cheia de expectativa! Já falei um pouquinho sobre nosso roteiro nesse post aqui, agora é hora de falar sobre a comida (e bebida)!

Parrillas

Chegando no país, você vê anúncios sobre as famosas Parrillas uruguaias para todos os lados. Parrilla é um sistema de grelhas para preparar carnes, diferente das churrasqueiras brasileiras, apenas as brasas são usadas para assar as carnes. A madeira ou o carvão são queimados separadamente, evitando que a sua queima interfira no gosto do alimento.

E em Montevidéu fomos conhecer uma das mais tradicionais, que fica no Mercado do Porto. Lá é considerado o centro gastronômico da cidade e tem vários restaurantes, todos basicamente com o mesmo cardápio. O engraçado é que você vê as carnes na grelha e pode sentar no balcão pra apreciar um rodízio e tomar um chopp, ficando bem ao estilo “defumado”. O ambiente é bem divertido. Mas como tava muito calor, preferi sentar numa mesa mais afastada e sossegada, na parte de fora do restaurante. Não tô comendo carne vermelha, mas provei o churrasco e, indiscutivelmente a carne é MUITO MACIA. Sério! A mais macia que comi. Num ponto perfeito.

Vinhos

Em Carmelo fomos conhecer a rota dos vinhos. Lá existem várias vinículas super tradicionais (várias mesmo) e, como já disse no outro post, a cidade é um charme! O gostoso é pegar uma bicicleta no hotel e sair conhecendo as fazendas e, se você gostar, ir degustando os vinhos (só tomem cuidado pra não desequilibrar da bike na volta pro hotel! rsrs).

Como queríamos um passeio menos corrido, optamos por conhecer uma vinícula só e nossa escolha foi a Irurtia, que é uma das mais antigas, com mais de 100 anos, com cepas que vieram direto da França. A produção já está na família há quatro gerações. E dá pra conhecer tudo, desde as plantações cheias de cachos de uva até as cavas subterrâneas que tem um cheiro maravilhoso!

Dulce de Leche

Por último, em Punta Del Este tivemos a oportunidade de conhecer um dos Doces de Leite mais famosos do Uruguai. Não estava em nossos planos, mas no caminho da CasaPueblo o casal de brasileiros que conhecemos lá viram a plana e acabamos seguindo a indicação até a fazenda. Lá é possível ver e ter contato com os animais (ótimo passeio pras crianças), conhecer a produção, provar as deliciosas panquecas de doce de leite que cheiram à distância e experimentar e comprar vários potes pra família toda! rs

Todos esses foram passeios muito gostosos (literalmente)! Sempre falo que conhecer um país envolve provar as comidas típicas do lugar e acho que conseguimos conhecer bem o Uruguai!

Poderá também gostar de:

Poderá também gostar de:

Poderá também gostar de:

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz

A menina da Dieta Fashion. Adora inventar uma moda e falar sobre tudo que pega bem! Juizforana, vinte poucos anos, jornalista, empresária e apaixonada pela vida. Acredita no amor e ele está presente em tudo que faz. Como toda leonina, adora um desafio. Sonha voar por todo mundo e viver sempre aprendendo.