Talita Scoralick » Blog da Talita

Se vestir é um desafio pra você?

Recentemente participei de um workshop com a querida consultora de estilo Larissa Lessa e o tema do estudo era justamente essa pergunta. Isso me fez pensar em como se vestir é um ato tão importante e como ele causa dúvidas, inseguranças e até problemas mais graves como baixa-estima em algumas pessoas. Tudo isso por causa de roupa? Sim!

Moda estilo 4Isso porque a roupa tem um significado muito maior do que a vestimenta, do que nos cobrir ou nos aquecer. Tem a ver com expressão, pertencimento e diferenciação.
Com certeza você já sofreu em algum momento por não saber o que vestir pra uma ocasião especial, ou talvez por achar que não tinha roupas suficientes. E já se sentiu menor por achar que não estava no seu melhor look.

moda estilo 2 autoestima
Fato é que grande maioria das pessoas passam por isso e eu fiquei pensando sobre os motivos. O primeiro deles é a grande quantidade de oferta.
Mas ter oferta e liberdade de escolha não é algo bom? Sim! É ótimo, maravilhoso, perfeito! Mas não quando se está perdido, quando não se sabe o que quer. Nesse caso, acabamos comprando por impulso, criamos um guarda-roupa sem sentido e continuamos sempre com a sensação de não ter o que vestir.
Outro fato é a quantidade de influências e referências que temos. Mais uma vez, isso é ótimo, mas não quando gera comparação e nos faz nos sentir menores enquanto, na verdade, influenciadores, blogs e revistas de moda deveriam servir como fonte de inspiração e referências, de empoderamento, mostrando a moda não como consumo, mas como forma de expressão, de individualidade e criatividade.

moda estilo 3Quando nos sentimos bem com o que vestimos, nos relacionamos melhor com os outros e com nós mesmos. Se vestir tem a ver com autoconhecimento e autoestima. Quanto mais entendemos nossas necessidades, rotina e preferências, mais identificamos o que faz bem para gente e menos somos influenciados por tendências que não tem a ver com o nosso estilo.

Por isso é tão importante não ignorar esse fenômeno chamado moda. Falar sobre ela, se informar e, principalmente, desenvolver o espírito pensante. Questionar, se descobrir e tentar responder o título desse texto é o primeiro passo pra fazer da moda algo que passa do desafio para a diversão!

assinatura

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seu email nunca será compartilhado. Campos requeridos *

*

*