Sobre novas combinações e paletas de cores

O post hoje é mais um daqueles pra tirar dúvida e fazer todo mundo experimentar novas combinações.

Há tempos atrás vi no blog Sonhos de Verão um post super interessante sobre combinações de cores e fiquei pensando o quanto euzinha aqui nem sempre boto minha criatividade pra funcionar quando o assunto é paletas de cores. Até tenho bastante peças coloridas no guarda-roupa, mas geralmente costumo usar tudo no mesmo tom: do marrom ao amarelo passando pelo caramelo, ou do preto ao branco passando pelo cinza, ou usando cores mais neutras e um ponto de cor em algum acessório, sapato ou bolsa.

É difícil mesmo misturar cores opostas do círculo cromático em looks do dia a dia, em peças principais. Basicamente, esse círculo funciona da seguinte forma: você pode coordenar cores monocromáticas, complementares e análogas.

Círculo cromáticoEntão resolvi me inspirar e mais uma vez lembrei de dois livros que já comentei aqui: O Vista quem você é e o Moda intuitiva e separei algumas dicas.

Livro Oficina de Estilo

  • Coordenação de cores monocromáticas: são combinações de peças de uma só cor da cabeça aos pés ou fazendo um tom-sobre-tom bem sutil. Ela alonga a silhueta e garante elegância, podendo abusar da combinação de texturas e tecidos diferentes.
  • Coordenação de cores análogas: são cores vizinhas no círculo cromático e por serem próximas, não geram muito contraste, mas já garantem uma brincadeira de tons interessante.
  • Coordenação de cores complementares: são as cores opostas no círculo cromático. Criam altos contrastes e causam a aparência de informalidade e jovialidade, ou seja, esbanjam criatividade e bom-humor. Funcionam também em tríade com as cores separadas pela mesma distância no círculo.

Livro Moda Intuitiva

Vou citar uma trecho do livro da Cris Guerra super interessante: “As cores podem nos causar sensações diferentes ao longo do tempo. Editoriais de moda, estímulos visuais nos vídeos, campanhas, filmes e revistas vão amaciando nossos olhos (segundo ela, se existe algo que muda na moda são as cores, não os tons, mas seus nomes, de modo que o amarelo passa a ser mais bonito, o nude desperta a sensação de delicadeza sofisticada. Ampliar sua paleta de cores é bom para o humor e amplia suas possibilidades também. Permitas-e mudar de opinião sobre as cores e inserir novas nuances no seu guarda-roupa. Você só tem a ganhar.

E aí, bora experimentar uma combinação que nunca usamos essa semana?

Prometo que vou tentar e vou trazer o look diferente pra vocês! 😀

assinatura

Poderá também gostar de:

Poderá também gostar de:

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz

A menina da Dieta Fashion. Adora inventar uma moda e falar sobre tudo que pega bem! Juizforana, vinte poucos anos, jornalista, empresária e apaixonada pela vida. Acredita no amor e ele está presente em tudo que faz. Como toda leonina, adora um desafio. Sonha voar por todo mundo e viver sempre aprendendo.