Sobre proporções e entender seu tipo de corpo

Com uma moda cada vez mais acessível e democrática, as regrinhas se tornam cada vez menos importantes. As modelagens estão mais soltas, largas e em perspectivas diferentes (e eu adoro isso, de sair do óbvio e experimentar algo novo). Mas conhecer seu tipo de corpo e entender suas proporções pode ajudar muito se você ainda tem dúvidas na hora de se vestir e quer encontrar aquelas peças para aquele momento que você queira se sentir segura e escolher sem medo de errar.

tipos-de-corpo

Acredite na sua intuição

Geralmente quando a gente escolhe uma peça, faz isso meio que involuntariamente, levando em consideração o que fica visualmente melhor na gente, mesmo sem saber explicar o porquê. Foi o que aconteceu comigo. Nunca tinha parado pra analisar qual era o formato do meu corpo, e mesmo sem saber que eu tinha os ombros levemente menores que o quadril e a cintura mais fina (um triângulo bem discreto), geralmente escolhia peças que marcavam a cintura e tinham algum detalhe nos ombros (consequentemente, isso dava um pouquinho de volume à parte de cima) e equilibrava minha silhueta.

Se olhe com carinho

Para descobrir qual é o seu formato é bem mais fácil do que imagina. Basta se olhar de frente ao espelho com o corpo reto e uma das mãos na cintura e observar qual região é maior.

Mas se quiser um estudo mais preciso, meça a largura dos seus ombros, da cintura e da parte mais larga dos quadris (tirando a medida de uma lateral à outra). Se ombros, quadris e cintura tiverem o mesmo tamanho, você tem o formato retangular. Se a cintura é mais fina e ombros e quadril são iguais, seu formato é ampulheta. Quadris mais largos que ombros e cintura significa pera ou triângulo. Se ao contrário, os ombros maiores, você é triângulo invertido. E o corpo oval tem a cintura um pouco maior do que as outras medidas.

Tipos de corpo proporcoes

Não há regras ou certo e errado

Independente do seu tipo de corpo, entenda uma coisa: TODOS são lindos, únicos e especiais e cabe a você se conhecer, amar e encontrar aquilo que você se sinta melhor.

Em todos esses casos, se você quer equilibrar a sua silhueta, a dica é marcar aquilo que você quer evidenciar, colocar volume naquilo que você quer aumentar e tirar a atenção daquilo que você quer disfarçar. Se, por exemplo, o tamanho do seu quadril te incomoda, você pode usar peças que chamem atenção da parte de cima, como os ombros e decotes no colo. Se você quer valorizar a cintura, abuse dos cintos, saias evasês e vestidos que marquem a cintura.

E claro! EXPERIMENTE!

Às vezes a peça que você menos espera vai ser a que você mais vai amar no corpo. Por isso é sempre importante experimentar tudo, sem medo! Saber suas proporções só vai te ajudar a entender melhor seu corpo e buscar as opções que mais te agradam.

 assinatura

Poderá também gostar de:

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz

A menina da Dieta Fashion. Adora inventar uma moda e falar sobre tudo que pega bem! Juizforana, vinte poucos anos, jornalista, empresária e apaixonada pela vida. Acredita no amor e ele está presente em tudo que faz. Como toda leonina, adora um desafio. Sonha voar por todo mundo e viver sempre aprendendo.