Aprendizados e resultados nos primeiros meses de corrida
Esse é um post super especial, porque o que a gente espera de toda mudança é algum resultado. E desde que comecei a correr, os resultados foram muito visíveis. Fiquei mais disposta, meu corpo mudou, minha força de vontade também e, principalmente, eu percebi que era possível correr (sai do 0km aos 10km, coisa que achava impossível até então).
Em pouco mais de três meses desde que entrei pro Saúde Performance (como contei nesse post aqui) corri exatamente 228km (como se tivesse ido de Juiz de Fora a Ouro Preto), totalizando 29h38 de atividade física. Mas nem tudo são flores, dos treinos planejados, completei só 75% e resolvi compartilhar alguns aprendizados com vocês.
1 – Sempre vai ser desconfortável
Desanimador? Pode até parecer. Durante esses meses, fui percebendo que, mesmo correndo distâncias menores, 4km, 5km ou 6km (que eu já estava acostumada), ainda sim me sentia cansada e tinha vontade de desistir assim que começava. Até que um dia me dei conta que estava fazendo os 6km praticamente no mesmo tempo que a minha primeira prova de 5km e então comecei a perceber que meu tempo estava diminuindo a cada treino. E o legal da corrida é isso! Sem querer, seu corpo vai acostumando e mostrando que você pode mais, que você pode ir mais rápido e mais longe. E toda evolução te faz sair da zona de conforto.
2 – Uma semana parada é igual a três semanas de treino perdidas
Isso doeu! Teve uma semana em que choveu todos os dias. E eu? Desanimei de correr. Acordava, via que tava chovendo e eu voltava a dormir. Viajei, falei que depois ia pra esteira e inventei um monte de desculpas. E parece que, quanto mais deixamos de nos exercitar, mais o nosso corpo se deixa levar pela preguiça. O resultado? Em uma semana parada meu rendimento diminuiu para três semanas antes do desempenho que eu tinha alcançado.
3 – A alimentação é sim MUITO importante
Por eu ter começado uma rotina de treinos mais frequente, deixando pra trás o título de “corredora de fim de semana”, achei que já estava fazendo o suficiente e, o resultado: me descuidei da alimentação. Comi tudo que queria comer, não importava o dia da semana (quem me acompanha no Snapchat viu!). Mas aí minha saúde começou a dar sinal de vida (ou morte): pele, cabelo e percentual de gordura que aumentou consideravelmente.
Não sou a louca da dieta (adoro comer coisas gostosas!), mas tava sentindo falta de ter uma alimentação mais saudável. Então to incluindo frutas, legumes e fibras nas minhas refeições, cortei os doces e to evitando tudo que é enlatado/industrializado nos dias de semana.
Nos próximos meses quero completar 100% da minha planilha de treinos e ver o quanto eu consigo melhorar com isso!
To cada dia mais apaixonada por esse esporte e esse estilo de vida mais saudável! E quem quiser me acompanhar, pode vir junto!
Poderá também gostar de:

A menina da Dieta Fashion. Adora inventar uma moda e falar sobre tudo que pega bem! Juizforana, vinte poucos anos, jornalista, empresária e apaixonada pela vida. Acredita no amor e ele está presente em tudo que faz. Como toda leonina, adora um desafio. Sonha voar por todo mundo e viver sempre aprendendo.
Aproveito o comentário pra informar que tô adorando o espaço novo e mais sucesso e lindezas realizadas na vida, Tatá <3
Que bom que realizou mais um item da listinha do antes dos 25, fico super feliz por ti, quero colocar algum exercício físico na minha também, tô pensando em algo do tipo, já que namorado corre seria mais fácil, mas a falta de fôlego que pega, o jeito vai ser começar por uma simples caminhada mesmo.
A ti parabéns pela conquista e que venham outras <3
Beijocas
Aproveito o comentário pra informar que tô adorando o espaço novo e mais sucesso e lindezas realizadas na vida, Tatá <3
Que bom que realizou mais um item da listinha do antes dos 25, fico super feliz por ti, quero colocar algum exercício físico na minha também, tô pensando em algo do tipo, já que namorado corre seria mais fácil, mas a falta de fôlego que pega, o jeito vai ser começar por uma simples caminhada mesmo.
A ti parabéns pela conquista e que venham outras <3
Beijocas
❤️
Achei muito importante o seu blog Talyta. Eu estou com 71 anos e treis meses, ainda consigo pegar um foice e sair moro acima e ladeira abaicho tocando minas vacas , roçando o pasto fazendo cercas carregando mourões, carpindo no quintal. Estou com as mãos todas calejads. eu ando com os pés no chão, no barro no capim na tera e até nos espinhadeiros. Sou filho do interior. Creciaté 27 anos na fazenda com papai. comecei trabalhar na Construtora Mendes Júnior onde está siderúrgica que foi batizada com esse nome,aprendi topodgrafia e fui classificado topógrafo.Aposentei. agora não aguento ficar em… Read more »
Parabens para vc minha professora e para a sua MANA TANBÉM
Estou adorando os 25 antes dos 25! Apesar de não estar fazendo o meu 29 antes dos 29, também estou numa fase de colocar a vida em ordem e dar importancia as pequenas realizações pessoais! Confesso que até rolou uma lagrima aqui quando você ameaçou a chorar! Ta de parabéns! Beijo
Parabéns Tata! Ficou muito bom o vídeo.
Parabéns pela conquista Talita! Também quero muito participar de uma prova de rua…
Faço musculação há 2 anos e meio, mas ainda não aguento correr nem 2km sem parar, me falta preparo físico!
Mas vou fazer igual a você, começar aos poucos e não desistir! Um dia chego lá e ultrapasso a linha de chegada!
Beijos!
Parabéns por começar algo diferente em sua vida 🙂
Adorei seu blog <3
http://www.chaeamor.com
Pois é, Daniela, a musculação fortalece, mas não ajuda no condicionamento pra corrida.. Só atividades aeróbicas mesmo!
Tem que começar aos pouquinhos e não parar!
No começo é bem difícil, Camila, mas depois a gente vai melhorando! 🙂
Aw que bacana, mostrando que podemos colocar metas e cumpri-las.
bjs
http://www.nemrocknemroll.com
[…] quando eu contei aqui (nesse post) que não conseguia correr e participar de uma corrida de rua foi um dos meus desafios dos 25 antes […]